Integração Emocional e Mindfullness


Segundo estudos da Universidade de Harvard, a ativação excessiva ou prolongada de respostas de estresse no corpo e no cérebro podem prejudicar e até danificar a aprendizagem, o comportamento e a saúde do ser humano.

Por que aprender a integrar as emoções?

Aprender a lidar com as emoções de forma integrativa através de técnicas de mindfullness tem se mostrado a melhor maneira de adquirir autonomia diante de reações aos processos emocionais e psicocognitivos, garantindo a saúde mental e física.


Como funciona?

Através do treinamento em técnicas de atenção voluntária e contemplativa, diferentes tipos de respiração, e técnicas para integrar na consciência as emoções é possível aprender a retornar o sistema corpo-mente ao estado de homeostase. No estado de homeostase, ativa-se o sistema nervoso parassimpático, onde o neo-córtex frontal, a área do cérebro executivo, está livre para receber as informações que levarão ao aprendizado, e os hemisférios cerebrais funcionam em equilíbrio permitindo a percepção de elementos mais sutis. Tudo isso com prazer, segurança e harmonia.


Um programa de integração emocional para todos

O exclusivo programa de integração emocional e mindfullness desenvolvido pela Avalon é um conjunto de técnicas que são incorporadas no dia a dia de alunos, professores e colaboradores, para que aprendam a integrar seus estados emocionais com maestria. A forma de resolver conflitos criativamente que os alunos da Avalon desenvolvem passa sempre pelo processo de integrar as emoções para liberar o sistema nervoso de reações emocionais indesejadas, e permitir que esteja disponível para receber soluções criativas. É desta forma que a Avalon constrói um ambiente saudável, protetivo e evolutivo para as crianças e para todos os adultos da escola.